sábado, 27 de junho de 2009

Dicos:"Domínio público, Jorge Ben, Fernanda Abreu, Racionais 'M6', Marinheiro Só, Miles Davis" 21/50


Caetano Veloso- Prenda Minha
Ano: 1999
Gênero: MPB
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1-Jorge de Capadócia
2-Prenda minha
3- Meditação
4-Terra
5-Eclipse oculto
6-Texto de "Verdade Tropical"
7-Bem devagar
8-Drão
9-Saudosismo
10-Carolina
11-Sozinho
12-Esse cara
13 -Mel / Miel (Mel)
14- Linha do Equador
15-Odara
16-A luz de Tieta
17-Atrás da Verde-e-Rosa só não vai quem já morreu
18-Vida boa
-------------------------------------------------------------------------------------------------
"Tipo de amor que não pode sar certo na luz da manhã, e desperdiçamos os blues do Djavan"



Prenda minha é o mais novo capítulo de "Livro Vivo" o show. Quem assistiu terá nas mãos o lado B do disco Livro, feito de regravações e gravações inéditas, parágrafos ilustres escritos e reescritos pela voz de Caetano Veloso, ao vivo, durante as últimas apresentações no Metropolitan, Rio de Janeiro.

"Na verdade, a experiência com Fina Estampa me agradou muito e sempre gosto dos registros ao vivo que sucedem discos de estúdio de meus colegas, em geral e em particular do disco de Gilberto Gil 'Quanta gente veio ver' que é bacanérrimo. Só que no caso de Prenda minha, fiz uma coisa totalmente diferente, já que gravei justamente o repertório do show que não pertencia ao disco de estúdio."

Caetano abre o tabuleiro com a frase "Domínio público, Jorge Ben, Fernanda Abreu, Racionais MCs, Marinheiro só, Miles Davis", para em seguida puxar "Jorge da Capadócia" do swing man Ben Jor. Na fala do artista, os nomes que gravaram a música e uma redenção: "foi pra comentar e ao mesmo tempo perdoar o fato de Miles Davis ter gravado 'Prenda minha' no início dos anos 60 com Gil Evans e tê-la registrado como sendo de sua autoria. É como se eu tivesse tentando dar a bela versão de Davia / Evans de volta aos gaúchos. E é por isso também que escolhi Prenda minha como título desse trabalho." Segue a música título.

"Meditação", de Tom Jobim, precede "Terra", tão implorada em todo os palcos onde Caetano se apresenta. A platéia explode em aplausos e perde o fôlego com "Eclipse Oculto". Pausa para respirar. Um outro texto, já escrito em Verdade Tropical, mas sempre renovado a cada citação pela força da homenagem a Gilberto Gil e Dona Canô, é a senha para "Bem devagar" e "Drão", do próprio Gil. Notas mais antigas, mas nem por isso amareladas, revelam "Saudosismo" e lembram Chico Buarque em "Carolina". Da voz de Caetano, surge "Sozinho", de Peninha, já gravada por Sandra de Sá e Tim Maia. "Esse cara" e "Mel" nos lembram outras fases dessa trajatória, nunca gravadas pelo autor. "Linha do Equador", em parceria com Djavan, "Odara" e "A luz de Tieta" retomam o clima eufórico e encaminham o álbum para "Atrás da Verde-e-Rosa só não vai quem já morreu", manifesto mangueirense de amor aos baianos que mudaram o rumo da MPB.

"Vida Boa" é a última faixa. Composição de Fausto Nilo e Armandinho, que encerra o disco numa espécie de sinopse de todo esse enredo: "você que faz minha vida variar, tá na luz que passa pelo ar, passa também pelo meu, seu... 'cantar'. " (extraído do site do cantor)


Foi a primeira vez que eu ouvi Jorge de Capadócia, impossível não se encantar.
Foi um sucessinho que tocou em todas as rádios durante meses a fio
Foi o Album que rendeu a Caetano, seu primeiro disco de diamante, com 1 milhão de cópias vendidas.
Foi a versão mais linda de Terra que eu ouvi
Foi com essa mesma canção, que anos mais tarde, gostei de ser "Terra"...


Quando eu me encontrava preso
Na cela de uma cadeia
Foi que vi pela primeira vez
As tais fotografias
Em que apareces inteira
Porém lá não estavas nua
E sim coberta de nuvens...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Ninguém supõe a morena
Dentro da estrela azulada
Na vertigem do cinema
Mando um abraço prá ti
Pequenina como se eu fosse
O saudoso poeta
E fosses a Paraíba...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Eu estou apaixonado
Por uma menina terra
Signo de elemento terra
Do mar se diz terra à vista
Terra para o pé firmeza
Terra para a mão carícia
Outros astros lhe são guia...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Eu sou um leão de fogo
Sem ti me consumiria
A mim mesmo eternamente
E de nada valeria
Acontecer de eu ser gente
E gente é outra alegria
Diferente das estrelas...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

De onde nem tempo, nem espaço
Que a força mãe dê coragem
Prá gente te dar carinho
Durante toda a viagem
Que realizas do nada
Através do qual carregas
O nome da tua carne...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Nenhum comentário: