domingo, 21 de junho de 2009

Discos: "Eu que não sei quase nada do mar, descobri que não sei nada de mim" 18/50

Maria Bethânia-Dentro do Mar tem Rio
2007
Gênero: MPB
-------------------------------------------------------------------------------------------------
CD 1 - 1º Ato
1. Floresta do Amazonas / Canto de Nanã
2. Beira - Mar
3. Asa Branca
4. Texto: Navegações Xiv, Grão de Mar e o Nome da Cidade
5. Texto: Inicial, Kirimurê
6. Pedrinha Miudinha / Orixá
7. História pro Sinhozinho / Cirandas
8. Santo Amaro
9. Serei de Água Doce
10. De Papo Pro Ar
11. Riacho do Navio
12. Águas de Cachoeira
13. O Vento / Texto: Procelária
14. A Dona do Raio e do Vento / Oração de Oiá
15. Instrumental / Moda/ Temporal / Sargaço Mar

CD 2 - 2º Ato
1. Memórias do mar,texto: Mar, Metade de minha alma é feita de maresia
2. Texto Mar Sonoro
3. Yemanjá Rainha do Mar
4. Texto: Marinheiro real
5. O marujo português
6. Sábado em Copacabana
7. Eu que não sei quase nada do mar
8. Texto: Amor é sede depois de se ter bem bebido, a saudade mata a gente
9. Gostoso demais
10. Você
11. Sob medida
12. Memórias da Água
13. Lágrima
14. Cantigas Populares
15. Texto: Poesia
16. Filosofia Pura
17. Texto: Quando Eu Morrer, Voltarei para Buscar os Instantes que Não Viví Junto ao Mar
18. Debaixo D'água
19. Texto: O Rio
20. Francisco, Francisco
21. Texto: Ultimatum
22. Movimento dos Barcos
23. Das Maravilhas do Mar Fez-se o Esplendor de uma Noite
24. A-la-la-ô / Chiquita Bacana / Chuva, Suor e Cerveja / Água lava tudo Paquito / Frevo Molhado
-------------------------------------------------------------------------------------------------

É uma obra-prima, alias, uma obra completa!

São 39 faixas, harmoniosamente distribuidas e balanceadas com poesias dos mais diversos autores.

Eu gostava muito de Maria Bethânia, mas confesso que só conhecia o lado "Pop" da cantora, as faixas mais conhecidas de seus albúns.

Em 2006, fui visitar uma amiga (Marianinha), que me emprestou um disco dela e... me envergonho de dizer que ele nunca mais foi devolvido! Depois de anos de espera, ela resolveu me dar de presente! hehehehe

Este album fala das coisas ligadas a água, uma verdadeira evocação aos dias líquidos. Ele tem cheiro de maresia, brisa morna de praia no fim do dia e nsacer do sol prateado no alto mar.

Eu não vou fazer nenhuma recomendação específica, mas gostaria de convidar a todos para mergulhar neste disco, que só poderá ser compreendido quando ouvido na íntegra!

Divirtam-se!

Nenhum comentário: